O projeto “Inglês na Estrutural” foi iniciado em 2014, quando uma voluntária do Coletivo se propôs a ofertar a moradores da cidade uma oportunidade de aprender a língua inglesa sem ter que, para isso, se deslocar da cidade e pagar pelas aulas.
No primeiro semestre, então, foi formada uma turma e, já no segundo semestre, juntou-se a ela mais uma voluntária que permitiu que fossem formadas duas turmas, uma de adultos e uma de crianças.
Em 2015, a iniciativa ganhou força. A dupla inicial de voluntárias, de forma empreendedora e organizada, conseguiu a adesão de mais 15 pessoas que viabilizaram e organizaram todo o processo, desde a capacitação dos professores voluntários, para que todos obedecessem a mesma lógica, organizassem o revezamento das duplas de professores, a metodologia e o calendário, até a organização de materiais, inscrições dos alunos e organização do espaço, semanalmente.
Com isso, foram formadas três turmas no primeiro semestre e sete turmas no segundo semestre, sendo três de adultos, duas de crianças e duas de adolescentes.
Em 2016, as aulas de inglês do Coletivo da Cidade passaram a ter como foco crianças e adolescentes. As aulas continuaram a acontecer semanalmente, aos sábados. Foram formadas, então, três turmas de crianças de 7 a 11 anos, e quatro turmas de adolescentes.
No total, são 37 professores voluntários envolvidos e 16 voluntários coordenando e apoiando todo processo, desde a realização das matrículas, coordenação pedagógica, preparação de material, acompanhamento dos diários de classe, recepção às crianças e organização de eventos.
Prezados,
gostaria de poder contribuir com esse projeto.
Acredito que minha fluência não seja suficiente para ensinar adolescentes (sou formada pelo Brasas e estudei também na Thomas), mas poderia ajudar na parte administrativa e de logística.
Aguardo contato, com indicações da forma com as quais eu poderia ser útil.