A ideia do projeto intitulado Bikes Coletivas surgiu a partir de uma parceria entre o Coletivo e a organização Rodas da Paz, em 2012. As primeiras ações realizadas foram cursos gratuitos de mecânica de bicicletas para jovens e adultos, cuja meta era a formação de grupos de produção e geração de renda a partir da reutilização e reciclagem de bicicletas.
Parte das bicicletas utilizadas no curso foi resultado da campanha de doação realizada todos os anos pela Rodas da Paz. Aliado à formação técnica, as oficinas continham também seminários sobre política e ambiental e sobre o uso da bicicleta como meio de transporte ecológico e o direito à cidade.
Em 2015, após um ano de interrupção, a parceria do Rodas da Paz foi retomada, tendo sido somada à parceria o Movimento Nossa Brasília. Mais de 20 bicicletas foram doadas para organizar um sistema de bicicletas compartilhadas entre as mães dos jovens atendidos pelo Coletivo da Cidade. Esse projeto chama-se “Bikes Coletivas”.
Para o Coletivo, a disponibilização/utilização das bicicletas tem por finalidade facilitar a locomoção no dia-a-dia das responsáveis pelos educandos participantes do Coletivo da Cidade.
O empréstimo de cada bicicleta vale por quinze dias e, como contrapartida, as usuárias devem zelar/cuidar da bicicleta recebida como empréstimo, que pode ser renovado por igual período.