Outra importante ação do Coletivo da Cidade junto a mulheres da comunidade é a formação do grupo chamado de “Maria Costura”. Esse grupo de mulheres costureiras da Cidade Estrutural vem trabalhando com costura e artesanato.
No início, o grupo trabalhava com consertos e costuras mais simples como as industriais, mas aos poucos foi se capacitando e aprendendo novas técnicas, como o Patchwork e o trabalho com material reaproveitado, conhecido no mercado como “ecobags”, recebendo doações de materiais como banners e lonas, engajando-se, portanto, em um ramo importante da cidade que é a reciclagem e o reaproveitamento.
. Da mesma forma, tem amadurecido no processo de trabalho coletivo, tendo como desafio a autogestão e a produção solidária.
O projeto do grupo de costura surgiu com a ideia de promover a profissionalização e geração de renda para famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio do aprendizado do corte e costura e comercialização dos produtos criados.
Participam sete mulheres, que contam com seis máquinas de costura, emprestadas pela Associação Família Cidadã por meio do projeto “Produzindo com Solidariedade”, da Secretaria Nacional de Economia Solidária, e duas salas, sendo uma emprestada e outra alugada com a ajuda de colaboradores, onde funciona a oficina.
O espaço, além de oficina de produção, tem servido principalmente ao desenvolvimento de laços entre as mulheres da comunidade, que têm ali a oportunidade de trocarem experiências relativas à condição de mulher, fortalecendo-se mutuamente e gerando novas perspectivas para além do ambiente doméstico. Esta pode ser considerada, aliás, a característica essencial inerente ao projeto, ou seja, ser um ambiente de aprendizado, troca de saberes, fortalecimento de vínculos e emancipação das mulheres envolvidas, que, tendo o desafio de trabalharem juntas, encontram oportunidades de desenvolvimento de potencialidades que vão além da questão econômica.
Olá, tenho um ateliê de roupas e gostaria de fazer uma parceria com as costureiras do grupo para produção de algumas peças. Como faço para entrar em contato?