O Coletivo da Cidade é uma organização localizada na Cidade Estrutural (DF) que atua prioritariamente com o atendimento de crianças e adolescentes no contraturno escolar, oferecendo alternativas artísticas e educativas como meio de transformação social. Pensada e construída a partir do fortalecimento de vínculos no território em que atua, a organização também se caracteriza como um importante espaço de convivência comunitária e capacitação profissional para os moradores da cidade, articulando-se em rede com outros grupos e instituições parceiras.
Sonhado coletivamente em 2011, o Coletivo da Cidade foi gestado a partir uma experiência acumulada desde 2007 na proteção de crianças e adolescentes. Em seu início, o grupo era composto por moradores e moradoras da Cidade Estrutural, profissionais da assistência social, voluntárias/os e estudantes da Universidade de Brasília. Com o passar do tempo, a equipe se diversificou mais e foram incorporados/as educadores/as e voluntários/as de outras áreas.
Hoje, a equipe que faz o Coletivo acontecer desenvolve atividades educativas e artísticas, além de acompanhamento psicossocial, com o propósito de promover o desenvolvimento integral de 200 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, abrangendo e articulando as diversas dimensões de suas vidas como indivíduos e cidadãos. O trabalho visa a vivência de práticas socioeducativas que proporcionem a valorização e a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades para a realização de projetos de vida pessoais e coletivos, transformadores e comprometidos com o bem comum.
Esse processo é alimentado por uma forte construção coletiva e comunitária, a partir da realidade das pessoas envolvidas e dos desafios que trazem todos os dias. São trabalhados e problematizados temas como direito à infância, a importância do brincar, direito à cidade, educação emancipadora, direitos humanos, racismo, violência contra a mulher, exploração sexual de crianças e adolescentes, respeito à diversidade, trabalho infantil, lixão e a vida dos catadores e catadoras, comunicação popular, entre outros que são trazidos para a roda por fazerem parte do contexto em que vivem.
Baseado em uma perspectiva de segurança alimentar e solidariedade comunitária, o Coletivo da Cidade oferece duas refeições diárias por turno para os educandos. Esta alimentação é planejada por uma nutricionista e conta com uma equipe de profissionais especializados e comprometidos com o acompanhamento das crianças e adolescentes de forma integral. Na parte pedagógica, conta com uma coordenadora da área para pensar a aprendizagem e o desenvolvimento de processos formativos que despertem e aprofundem habilidades por parte dos atendidos. O Coletivo também conta com uma equipe psicossocial composta por uma psicóloga e uma assistente social. Esta equipe acompanha as relações sociais e o contexto familiar dos educandos, atuando e intervindo em diferentes contextos e dimensões com o intuito de superar dificuldades que possam surgir ou que persistam no cotidiano.
Além disso, o Coletivo da Cidade é um importante espaço educativo e de convivência comunitária para os demais moradores da cidade.
A partir da construção desta relação com as crianças e adolescentes, com a comunidade e com a cidade, foi definida a missão da organização: “Valorizar o olhar de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, por meio de ações alegres, criativas e emancipadoras, garantindo a proteção integral e fortalecimento de vínculos para a construção coletiva de uma comunidade consciente de seus direitos e protagonista de sua história”.